Blogger Widgets
            

[Resenha] Filme: Beginners - Toda Forma de Amor

Olá pessoal, essa semana trago a resenha de um filme que assisti no feriadão: Beginners - Toda Forma de Amor
No filme temos Oliver, interpretado por Ewan McGregor, um homem de 38 anos que não consegue manter um relacionamento amoroso, ele se sente perdido após o falecimento de seu pai, Hal, quem dá vida ao personagem é Christopher Plummer.
A vida de Oliver é pacata, sem muita agitação, mas tudo muda quando seu pai aos 70 anos resolve se assumir homossexual após a morte da esposa, e com a transformação Oliver se depara com um universo totalmente novo, com clubes de dança, de teatro, de xadrez feito justamente para gays, em meio aos novos amigos de seu pai, eis que surge o namorado mais jovem de Hal, que o inunda com muito amor e com uma grande vontade de viver.
Hal adoece mas não tem coragem de contar a seu parceiro que a doença já está em estado terminal e que não há nada mais que possa ser feito.Com muita alegria e disposição ele vive intensamente seus últimos dias como sempre havia sonhado, sem se esconder da sociedade, apenas se assumir, e gozar da vida ao lado de quem se ama.


O filme acontece em dois tempos, no presente, onde Oliver conhece sua namorada Anna, interpretada por Mélanie Laurentele a encontra em uma festa e se apaixona, e no passado com flashes de memória lembrando os últimos momentos ao lado de seu pai.
O ponto alto do filme com certeza são os flashes, pois a história de amor do personagem principal e sua namorada Anna não é lá muito envolvente, o emocionante é compreender tamanho amor que Oliver sentia pelo pai, mesmo ele sendo um pai ausente na infância e preocupado mais com a arte, pois era responsável por exposição de obras no museu, do que propriamente com o bem estar do filho e da esposa, ele não fazia muita questão de sustentar uma família sólida e amorosa para o doce Oliver.
Mesmo em meio ao desgosto de sua mãe por ter se casado com uma pessoa que não a correspondia amorosamente, mesmo o pai sendo uma pessoa fria e triste por sua opção sexual, Oliver consegue ser feliz na infância, aceitar a homossexualidade e cuidar de seu herói no leito de morte.
Beginners - Toda Forma de Amor, um filme lindo, sensível, dramático ao ponto de você querer assistir diversas vezes só para tentar entender a cabeça do protagonista. Em meio à infelicidade, a não tolerância, a incompreensão, a falta de altruísmo, a falta de amor pelo próximo, em meio a tantos obstáculos está o amor, o amor de um filho pelo pai, o amor entre duas pessoas de mundos distintos e isso nos faz pensar que a vida muitas vezes é simples, nós que complicamos, complicamos pela falta de tolerância, a falta de compreensão, a falta de altruísmo, a falta de amor pelo próximo, complicamos por nos achar superior a pessoas que não tem um mesmo modo de pensar, uma mesma opção sexual, uma mesma visão de futuro.
Na semana da parada gay de São Paulo, eu queria trazer para vocês um filme que nos faz pensar que o amor é universal, seja entre pais e filhos, entre dois homens, entre duas mulheres, entre um homem e uma mulher, o amor é aquilo que nos une e que nos dá força para continuar mesmo que o caminho esteja coberto de pedras e que o sofrimento nos faça pensar em desistir, o amor é algo tão sublime que deve ser conservado dia após dia.
E eu termino minha resenha com uma frase de meu grande ídolo Renato Russo que traduz o sentimeto que o filme deixou em mim:

É preciso amar, as pessoas como se não houvesse amanhã, por que se você parar pra pensar na verdade não há.





                                                                 A autora: Janaína Ajala

8 comentários:

  1. Esse é o filme que o ator concorreu (e ganhou?)a Melhor Ator Coadjuvante no Oscar? Ou eu estou me confundindo?
    Não ouvi comentários sobre esse filme, mas pelo modo que você descreveu parece bem emocionante. É para me fazer chorar?
    Gostei da indicação e concordo com o você escreveu.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Janaína!
    Olha, eu já vi este filme e adorei!
    Eu concordo que o romance principal não é tão envolvente, mas tem umas partes tão bonitinhas! E eu me apaixonei por esse cachorrinho. Me emocionei com o cuidado que o Oliver tinha com o pai. Muito bonito. ♥

    ResponderExcluir
  3. Gostei da indicação, apesar de raramente assistir filmes, sou fã mesmo é das séries, e quando não to assistindo, estou lendo. Beijos

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Awn não conhecia este filme, parece ser fofo :) Adorei a resenha! Adorei o blog pra falar a verdade! Estou seguindo, viu?
    Visite e siga o meu tbm ;)
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro filmes e já ouvi falar desse filme mais ainda não vi, vou colocar ele na minha listinha de filmes para ver ;)

    Estou te seguindo e te convido para vir conhecer o meu blog e se gostar me seguir também :)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Rs nossa se assumir aos 70 anos ??? Eu is pirar , não tinha ouvido falar desse filme ,gostei vou procurar assistir bjus .

    ResponderExcluir
  7. Esse filme deve ser muito tocante! Tinha ouvido falar dele poucas vezes, mas não me interessei tanto, mas agora que li sua resenha comecei a ficar curioso para assisti-lo, pois parece ter uma história bem legal!

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei o post!
    Parabéns pelo blog, estava a um tempão querendo ver esse filme. Irei Baixar!
    Seguindo!

    Beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir