Blogger Widgets
            

[O que o Leo leu?] - O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini

Há onze anos atrás foi lançado um livro que eu definitivamente deveria ter lido onze anos mais cedo, no O que o Leo Leu? de hoje vou falar sobre o livro O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini,  uma história cheia de amizade verdadeira, traição, arrependimento e redenção.

                 

                                                                         - Sinopse - 

O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.


Bom, primeiramente o que me chamou atenção no livro foi o contexto histórico e o modo como ele conseguiu nos mostrar um novo lado do Afeganistão, sem homens bomba, fanáticos religiosos, minas terrestres, um lugar que não era tão diferente assim do Brasil onde vivemos hoje. Além disso, o livro se mostra extremamente intenso e mesmo nos primeiros capítulos, muitos personagens me cativaram bastante, é o tipo de livro que fica difícil evitar que o olho enche de suor masculino de se emocionar e a narrativa é sempre muito constante, não tem aquele capitulo que você sente que não era tão necessário, ou que foi só enrolação, tudo acaba acontecendo em um ritmo bom, e quando você percebe, o livro já acabou.

Acima de tudo é um livro que realmente acho que todo mundo deveria ler; ele conseguiu me fazer pensar bastante, pequenas atitudes ou coisas que acabamos deixando de fazer, e mostra um mundo que eu realmente não conhecia, um lugar violento, preconceituoso, injusto, um lugar que pra muitas pessoas acaba sendo difícil de viver. 

 O Caçador de Pipas tem uma importância muito maior do que entreter e fazer pensar, é um livro que se mostra com um papel social gigantesco abrindo os olhos do mundo pra uma realidade que já ficou escondida tempo demais, algo que precisa acabar.

Então gente, esse foi O que o Leo leu? de hoje, espero que vocês tenham gostado, e realmente espero que gostem desse livro, sei que ele já é mais antigo e que muita gente já leu, mas eu realmente queria falar sobre ele, então é isso, até mais.

2 comentários:

  1. Oiii
    Esse livro é maravilhoso, adoro, cheguei a abandonar uma vez e quando peguei de novo, me arrependi por não ter lido antes haha o filme tbm é mt legal.
    Adorei a resenha ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/05/caixa-de-correio-12.html
    Comente ;))

    ResponderExcluir
  2. Onze anos já? Isso significa que li assim que saiu. Acredita? É verdade! Estou me sentindo velha nessa minuto.
    Eu amei esse livro de todo coração! E acho que meu amor maior foi justamente porque li numa época que não tinha uma pilha de outros livros me esperando. Ele é lento para pegar o gás, e acho que se fosse hoje em dia eu já teria encostado. Mas estou feliz de ter conseguido ler. Acho a relação dos personagens belíssimas e sou encantada com o final do livro.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir