Blogger Widgets
            

[RESENHA] - Livro Fase Terminal

Olá pessoal hoje vou contar um pouco de um dos livros que mais me cativou, o nome é Fase Terminal do escritor Álvaro Cardoso Gomes.
Imagine uma juventude sem esperanças, sem afeto de seus familiares, sem diálogo, sem compreensão é em meio a esse ambiente que vivem os personagens Kika, Teto, Caco e Vado, amigos que buscam no álcool e nas drogas a fuga de seus problemas.
O livro se inicia com Teto que chegou de uma temporada na Europa a pedido de seu pai, ele se encontra com sua amiga Kika e descobre que Vado está internado em um hospital público sofrendo de uma suposta intoxicação alimentar. Ele relembra então o dia em que conheceram Vado, um garoto humilde de família desestruturada que encontra nas drogas seu refugio.
A história se passa com flashes da memória de Teto, revivendo momentos em que passou na clínica de reabilitação, seu pai o mandou por achar que o filho era viciado em drogas e para não ter sua imagem de político associada à de um dependente químico, a falta causada pela ausência de sua mãe, que segundo seu pai o abandonou quando ele tinha 2 anos.


Os acontecimentos se passam em um ritmo acelerado, primeiro somos surpreendidos por garotos da classe média alta que tem todas as condições para se tornarem adultos brilhantes mas preferem escolher a drogas e a atos ilegais para ter uma simples aventura, em contrapartida temos a classe baixa, de pessoas que vivem na linha da pobreza e trabalham dia após dia para sobreviver.
Eles descobriram o poder de destruição das drogas ao ver o amigo, Vado, morrer precocemente pelo vírus da AIDS, causado pelo uso de seringas para injeção de drogas,
Eu achei o livro fantástico, não é mais um livro com o retrato de uma juventude transviada, o autor consegue nos fazer sentir como parte da história aos poucos vai nos apaixonando pela doce Kika, pelo revoltado Caco, pelo sensível Vado e pelo incompreendido Teto.
Com uma linguagem leve e de fácil entendimento o autor nos convida a pensar se vale a pena nos arriscar por um pouco de aventura, se realmente damos valor as coisas que temos, se nossos pais são os únicos culpados pela nossa imprudência e principalmente se coisas da vida mundana como drogas, sexo, velocidade podem substituir o amor de nossos pais, familiares e amigos.
Com isso chegamos ao fim da resenha, espero que esse pequeno resumo tenha servido para atiçar a curiosidade de vocês leitores do Web Teen, então eu fico por aqui e até a próxima.
Beijos....
Janaína Ajala

6 comentários:

  1. Gostei muito de conhecer esse livro, parece ser muito comovente, os assuntos tratados nele são diferentes e com certeza devem deixar a história diferente e mais próxima da nossa realidade. Fiquei com vontade de ler...

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus Taina! Que resenha incrível....adorei,sério faz muito tempo que estou tentando ler um livro que tem esse enredo e acho que encontrei \o/
    Concerteza irei procurá-lo e quem sabe comprá-lo?Bem sua resenha é magnifica,você está cada vez melhor!CONTINUE ASSIM BLOGUEIRA!
    Beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, não curti a capa. Zoada :X
    Mais me interessei bastante, gosto desse tema, drogas e blá blá...Por eu já ter tido uma situação dessa na família, me gusta muito.
    Parabéns pela otima resenha.
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  4. Deve ser aquele tipo de livro que nos sacode, nos tira o ar. É um tema muito forte e deve ser lido e analisado com carinho. Pois, hoje em dia, existem muitos Vados, Kikas, Cacos e Tetos precisando de ajuda...
    Gostei d resenha e agradeço pela dica.
    Parabéns
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ain Gente que bom que gostaram, a capa realmente é ultrapassada kkk. O tema é bem polemico, ms o livro é bem gostoso de ler!
    To felizona que bom que gostaram da resenha!!!

    Janaína

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Usei esse resumo p fazer na minha prova :*

    ResponderExcluir