Blogger Widgets
            

[Resenha] - Pequena Abelha de Chris Cleave


Olá pessoal, eu estava para fazer a resenha desse livro há um tempinho, mas nunca sobrava tempo, então hoje decidi sentar e escrever sobre essa obra espetacular e sensível: Pequena Abelha de Chris Cleave.
A obra é dividida por passagens narradas pelas personagens: Abelinha e Sarah.
Pequena Abelha, ou Abelinha, como costumam chamar na história, é uma nigeriana que presenciou a morte dos integrantes de sua família, em meio a uma disputa por petróleo na Nigéria. Ela busca refúgio em Londres para encontrar a família de Sarah, da qual pouco se lembra, mas tem certeza que poderá encontrar neles um refúgio.
Do outro lado encontramos Sarah, uma jornalista que escreve para uma revista em Londres, leva uma vida pacata, apesar de pesadelos constantes do terrível dia que encontrou Abelinha em uma praia na Nigéria.
O que liga as duas personagens é um encontro que fará com a vida delas mude de uma forma agressiva, junto com o encontro, vem lembranças impossíveis de apagar.
Logo na sinopse, nos deparamos com um mistério que o autor faz questão de revelar em pequenas doses, nos dá a impressão que o desfecho será inesquecível e o grande mistério será algo extraordinário.


A história de Abelinha é comovente e chocante, o romance é narrado de forma que o leitor se identifique com as duas personagens principais. O modo como Abelinha conta sua história é algo envolvente, dá a impressão de que estamos conversando com a personagem frente a frente. Com riqueza de detalhes, os diálogos muito bem construídos, o leitor molda a personagem na sua mente.
Um livro simples, sensível que narra as descobertas de uma imigrante que busca a todo custo esquecer seu terrível passado, marcado por abusos e por uma guerra que destruiu aldeias, famílias e vidas.
O que faltou para esse livro ser perfeito foi um final bem construído, o autor faz tanto suspense quanto ao grande mistério, e quando de fato descobrimos, ficamos sem reação, pois esperávamos algo mais forte e surpreendente.
Eu recomendo, Pequena Abelha é um livro com uma história envolvente, cativante e com uma grande mistério, que você leitor, terá que descobrir sozinho.
Eu selecionei algumas frases do livro que me marcou durante a leitura.

"Uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: 'Eu sobrevivi." maladireta

"Palavras tristes são apenas uma outra forma de beleza. Uma história triste quer dizer: essa contadora de histórias está viva. Daí a pouco, alguma coisa boa vai acontecer com ela, uma coisa maravilhosa, e ela vai se virar e sorrir"

“Eu lutava para me soltar, olhava todos os rostos horrorizados ao redor do túmulo e pensava: Por que ninguém faz nada?”

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Eu fico por aqui, até uma próxima.



Janaína Ajala   
Facebook: https://www.facebook.com/janainasajalamaladireta


2 comentários:

  1. Oi, Jana!
    Eu li Pequena Abelha ano passado e não achei toda essa coisa não... É bom, sim e muita gente gostou, achou um livro fantástico, mas eu o achei muito cansativo e, no fim, o mistério revelado era algo que eu já imaginava, portanto, não me surpreendeu. Minha mãe tinha lido antes de mim e acabamos tendo a mesma ideia. Acho que não é nosso tipo de livro.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Oi ..

    rs. Aconteceu isso recentemente comigo. Foi com o livro "É o primeiro dia de aula... Sempre!". O autor constrói um ótimo enredo e instiga o leitor até o final e, quando ele dá a cartada final, decepciona qualquer um. Foi um final tão sem noção .. Mas enfim.

    O livro parece ser legal. Gostei das frases que você colocou no final.
    Ótima resenha!

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir