Blogger Widgets
            

[O que o Leo leu?] - O Teste do Psicopata - Uma viagem pela industria da loucura

Você sabe o que é um psicopata? Antes que você responda, não, não são as meninas que usavam a descrição do orkut tipo: ''Bipolar&Psicopata''; por incrível que pareça, mas calma, ainda não é tarde pra aprender o que é isso. É disso que se trata do livro O Teste do Psicopata, um livro de Jon Ronson, o mesmo autor de Os Homens que encaravam cabras, disponibilizado no Brasil pela editora Best Seller. 
   SINOPSE
A investigação começa quando Jon Ronson é abordado por uma conhecida neurologista britânica. Ela, e vários colegas, receberam pelo correio um livro anônimo, com mensagens crípticas, que não conseguem decifrar. Intrigados, convidam o jornalista a investigar o mistério. Passados meses, Ronson encontra o autor da partida de mau gosto. Ao aperceber-se dos enormes estragos que uma pessoa perturbada pode causar na vida de tantas outras, decide estudar a fundo a psicopatia. Os psicopatas constituem apenas 1% da população mundial, mas têm muito poder e influência. Como é que os identificamos? Têm cura? À procura de respostas, Jon Ronson entra em contacto com psicopatas "clássicos", que cometeram cruéis assassinatos, mas investiga também outros - os que dirigem empresas ou estão à frente de governos. E, ao acompanhá-lo pelos corredores das prisões ou das grandes corporações, somos levados a descobrir todo um mundo que vive e se alimenta da loucura - desde psiquiatras a lobbys farmacêuticos, que tudo farão para nos convencer que, nós ou os nossos filhos, precisamos urgentemente de medicação.

Bom, por essa sinopse já da pra ter uma ideia de que é um livro bem interessante, mas ao contrário do que você possa estar pensando agora, não é um livro chato, mesmo sendo extremamente informativo, contendo dados, entrevistas e se baseando sempre em estudos sérios, o autor consegue abordar tudo de uma maneira muito divertida, o que torna uma leitura fantástica.

 Inicialmente, ele vê o ponto de vista psiquiátrico, e ao ler o livro DMS-IV-TR, um livro de 886 paginas publicado pela Associação Psiquiátrica Americana que relaciona todos os distúrbios mentais conhecidos, ele passa a pensar que seguir piamente o ponto de vista psiquiátrico talvez não seja uma boa ideia, afinal de contas, muitos desses distúrbios parecem mais um meio de achar um distúrbio mental pra cada pessoa do planeta. Seguindo essa linha de pensamento, Jon Ronson resolve ouvir uma segunda opinião. Os cientologias dedicam as suas vidas a provar que a psiquiatria é uma fraude. A partir daí o autor passa a pesquisar sobre os diferentes tipos de psicopatia, e entendo o modo como ela se manifesta, e como psicopatas podem ter facilidade em se manter em altos cargos públicos de empresariais e supondo que muitos de nossos grandes líderes eram psicopatas. 

Acho que já deu pra perceber que eu gostei bastante do livro então nem precisa dizer que recomendo com certeza --- tecnicamente acabei de dizer que recomendo o que torna minha frase inútil, tirando o fato de eu ter que escrever alguma coisa no final pro post ficar bonitinho.  Monguices á parte, esse foi o O que o Leo leu? de hoje, e eu espero que vocês gostem do livro o tanto que eu gostei, então é isso, até a próxima.



.

2 comentários:

  1. Cara depois de você falar tão bem sobre o livro não tem como não ficar com vontade de ler. Acho engraçado como uma capa pode nos criar certo rejeitamento, pois com essa foi o caso. Se visse na livraria nem iria me interessar, mas pelo que você disse parece um livro bom, enquanto só pela sinopse o veria como um livro chato.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, gostei do titulo mas pela sinopse não tava botando muito fé não, mas o livro é bem legal mesmo.

      Excluir