Blogger Widgets
            

[O que o Leo leu?] Extraordinário - R.J Palacio


Oi galera, nesse O que o Leo leu? vou falar sobre o livro Extraordinário, da autora R.J Palacio, publicado no Brasil em 2013 pela editora Intrínseca, o drama é uma história sobre superação e amizade que realmente vale a pena dar uma conferida.  

                                             

                                                                           Sinopse  
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


Extraordinário é um livro extraordinário sobre uma criança extraordinária em um mundo não tão extraordinário assim. Com apenas 10 anos, August já mostra ter uma noção tremenda sobre sua realidade, ele sabe que é diferente e já é capaz conviver com isso. É impossível não se afeiçoar com Auggie logo nas primeiras páginas, mesmo tendo passado a maior parte da vida dependendo de aparelhos e precisando fazer cirurgias ele é um garoto genuinamente feliz e é capaz de ver o melhor nas pessoas, mesmo quando olham pra ele com repulsa, ele consegue entender e sabe que não fazem por mal. Até então tudo vai bem, só o que o Auggie precisa fazer é ignorar alguns olhares e cochichos na rua, até que ele vai precisar encarar seu verdadeiro desafio, começar a ir pra escola.

    ''Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.''

Extraordinário é um livro bem envolvente, ou você lê com um nó na garganta ou com um sorriso no rosto. Eu achei bem interessante o modo como ele foi divido, os capítulos são bem pequenos, a maioria não passa de duas páginas e é como se você estivesse lendo uma pagina de diário, é tudo bem dinâmico, as 313 paginas acabam antes que você perceba. Além disso, o livro é divido em partes, cada uma contada por um personagem então, tipo, se na parte do August você vê alguém e fica pensando: Qual é a desse cara?, em algum momento do livro você vai entender o que move ele, o porquê de ele fazer tal coisa ou se sentir de tal jeito, então acaba que o livro não deixa pontas soltas exceto por uma coisinha que vou falar mais pra frente.

Em essência, o que o livro nos passa é que a aparência não passa de um detalhe, se você se importar o suficiente ou se esforçar pelo menos um pouco pra dizer uma palavra gentil, fazer alguém se sentir um pouco melhor, ou até mesmo rir,  isso vai te fazer mais bonito que qualquer maquiagem ou cirurgia seria capaz de fazer. Em um mundo onde as pessoas só se preocupam em ser melhores que as outras, onde as pessoas machucam, ofendem, matam, August nos mostra que a beleza está em nossa ações e no que fazemos para tornar do mundo um lugar melhor.

''O que é belo é bom, e o que é bom em breve será belo.''

Algo que eu não gostei muito do livro foi que o ''núcleo'' da Via, irmã de August, foi deixado meio de lado, e acabou que ficou tudo meio por alto, claro, Palacio nos dá a entender o que aconteceu ainda assim eu senti que ela podia aproveitar mais personagens como a Miranda e o Justin, é compreensível que a história é do August, ainda assim não custaria nada dar um final direitinho pra todo mundo. Tirando esse pequeno detalhe eu não tenho nenhuma outra reclamação sobre o livro, ele vai te fazer refletir e talvez repensar algumas atitudes, ainda assim é uma escrita simples e uma leitura fácil, enfim, não tem mais o que dizer, é simplesmente extraordinário.

Então galera, espero que vocês tenham curtido, esse é um livro que eu acho que todo mundo realmente deveria ler, ele definitivamente nos dá algo a pensar. Por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado e até o próximo O que o Leo leu?.
                                                                                                                      

0 comentários: