Blogger Widgets
            


[RESENHA] - De Carona com Nitro


Sinopse:
“Nem percebe, mas está a 100km/h. Resmunga para carros e ônibus que parecem tentar retê-la na avenida.
– Anda, anda, anda.
Fernanda não quer chegar atrasada. Combinou com as amigas no shopping. O filme começa às 16h20. Calcula: sempre passam uns 10 minutos de comerciais e trailers. Na verdade, o filme mesmo começa mesmo quase às quatro e meia. Apanha o celular e, um olho no trânsito, outro no telefone, resolve digitar uma mensagem.
Compra ingresso p/ mim. tô chegando.
À frente, sinal amarelo.
Acelera.”
 

Sabe aquela famosa frase muito divulgada o ano inteiro em comerciais, outdoors etc “Se beber não dirija” é a partir dessa frase que a história do livro De carona com Nitro ganha vida.
O livro gira em torno de jovens comuns, jovens que poderiam ser nossos amigos, nossos vizinhos, colegas de baladas cheios de sonhos que vivem uma vida normal, do outro lado da vida destes jovens temos os pais que a cada noite aguardam ansiosos e com o coração na mão a volta de seus filhos de alguma festa. Luís Dill, o autor narra a vidas desses jovens, vidas que se entrelaçam a partir de um terrível acidente de trânsito causado pela pouca experiência e pela irresponsabilidade no trânsito da cidade de Porto Alegre.
No início vemos os personagens isolados com suas histórias, como a de Djalma que está noivo  de Andressa, que estão a poucos dias do tão sonhado casamento, também temos a jornalista Fernanda, recém formada com uma vida um tanto quanto chata, fazendo matérias para o jornal sobre feiras de adoção de animais, onde mais tarde irá ter seu tão sonhado furo jornalístico e claro Alcebíades que trabalha no Resgate de pessoas acidentadas, tem uma filha adolescente.


A história gira em torno destes personagens e de outros, ela caracteriza-se por flashes de memória destes mostrando as horas que antecederam ao acidente que no livro é citado como um dos piores acidentes de trânsito de Porto Alegre pela tamanha violência e pelo grande número de vítimas, a maioria jovens. São 24 horas na vida dos personagens, mas o suficiente para os conhecermos bem e torcer para que haja um desfecho feliz na vida de alguns, mesmo sabendo do grande acidente que está para acontecer, pois o autor o descreveu no inicio do livro, mesmo assim o livro nos prende para saber quem vai estar no carro que provocou a batida naquele cruzamento de transito, quem realmente será uma vitima fatal e quem sobreviverá mas irá ficar traumatizado para sempre com as imagens da batida.
Torcemos para o casal Djalma e Andressa pegarem um caminho diferente do Peugeot que provocará a catástrofe, torcemos para que pai e filho Fábio e Giancarlo estejam na segurança de seus lares e que a espevitada Nicole tenha chamado seu pai para pegá-la ao término da balada conforme o combinado.
O autor nos mostra aos poucos como é grande o amor dos nossos pais e como eles são os que mais sofrem com um acidente desta proporção, que bebida e direção não combinam e que atualmente o que falta no ser humano é o altruísmo, ou seja, o ato de se colocar no lugar do próximo e sentir as dores dele, mesmo que isso traga prejuízo para si mesmo. O livro é ótimo para quem curte adrenalina, pois o autor sabe passar adrenalina e suspense ao mesmo tempo, é o tipo de livro que quando lemos nos colocamos no lugar dos personagens e ficamos ansiosos para saber o desfecho, sabe aquela obra que como em um filme dá vontade de avisar o personagem para não fazer isso ou aquilo, confesso que quando li fiquei mega ansiosa para saber o destino de cada protagonista.

Curiosidade: O livro ganhou esse nome por causa de um gás chamado óxido nitroso, componente principal do nitro, ele dá uma maior potência ao motor do carro, o veículo que causou o acidente era um carro envenenado com essa substância, por isso o nome De carona com Nitro.

De carona com Nitro, uma história sobre a irresponsabilidade no transito e suas consequências, eu li e recomendo!!!!
Com isso chegamos ao fim da resenha, espero que esse pequeno resumo tenha servido para atiçar a curiosidade de vocês leitores do Web Teen, então eu fico por aqui e até a próxima.
Beijos....
Janaína Ajala


3 comentários:

  1. Um tema bem diferente do que já li, e achei super interessante.

    Essa vai para minha listinha^^

    Bjs.

    Apaixonada por Livros

    ResponderExcluir
  2. Nossa que tema super legal!Nunca li um livro que falasse sobre a irresponsabilidade no transito e suas consequências,achei bem polêmico e super interessante as pessoas lerem um livro assim.
    Taina eu amei sua resenha e quem sabe eu não compro esse livro por causa desse texto maravilhoso?! rsrsrs
    Parabéns!
    Obrigada por você ter visitado meu blog sua linda!
    beijokas da Nana do fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir