Blogger Widgets
            

Dobradinha : Resenha com aulinha de RPG

Esqueçam Crepúsculo, ou qualquer coisa semelhante, vou mostrar a vocês vampiros de verdade!!

Há pouco tempo terminei de ler um livro que desde que me interessei por Vampiro a Máscara eu tinha vontade de ler, o Romance de Clã Ventrue. Mas antes que eu falei sobre o livro, darei uma aulinha de RPG de Mesa para vocês entenderem.

Vampiro: A Máscara é um RPG de Mesa, com um cenário de horror pessoal, que usa o sistema StoryTeller e centrado em vampiros em um mundo Punk-Gótico. Sua primeira edição foi publicada originalmente em 1991, criado por Mark Reing Hagen, pela editora White Wolf, segunda edição em 1992 e outra revisada em 1998.



No jogo, a origem dos vampiros se dá no mito de Caim e Abel. Caim mata seu irmão e foi amaldiçoado por Deus e acaba se tornando o Primeiro Vampiro, e depois de um tempo de solidão, criou três vampiros, Irad, Enoch e Lilah, eles formaram a Segunda Geração e eles por sua vez originaram outros 13 vampiros, a famosa e temida Terceira Geração, que fundaram os 13 Clãs.

Os clãs conhecidos hoje são, Ventrue( Os Nobres e Aristocráticos), Toreador ( Os Amantes das Artes, completamente inspirados nos vampiros da Anne Rice), Brujah ( Os Rebeldes, o clã mais anárquico), Gangrel ( Os Caçadores, cautelosos e distantes), Nosferatu  ( Criaturas Horrendas, os coitados sofrem muito preconceito), Malkavian ( Esses não batem bem da cabeça),Tremere ( Os Feiticeiros, são bastante reservados), Lasombra ( Clã Maquiavélico ), Tzimisce ( Esses são desprezíveis, amam torturar),Assamita ( Assassinos profissionais),Seguidores de Set ( Esses Membros tentam ressucitar Set e fazem de tudo para corromper os outros), Giovanni ( Família incestuosa,mexem com necromancia), Ravnos ( O clã dos ciganos). *Disponibilizo os links dos livros de cada clã, pois os livros estão fora de catalogo e você só encontra em pdf ou por sorte em algum Sebo ou algum louco que queira vender*

Os Vampiros vivam em paz junto com os mortais na Primeira Cidade, mas não vou mais sobre a história pra vocês terem a vontade de lerem os livros, mas para resumir, houve várias tretas, a Terceira Geração destruiu a Segunda, e hoje são conhecidos como Antediluvianos, por viverem antes do Grande Dilúvio.

Existem duas seitas principais em VaM, a Camarilla, que foi fundada depois da Inquisição, que dizimou os Cainitas, ela foi criada por Hardestadt, do Clã Ventrue, para proteger os Vampiros da ira da humanidade e para esconder dela que os Vampiros existem, ela prega que os Antediluvianos é um misticismo bobo, e também temos o sanguinário Sabá, seita rival da Camarilla, eles são bastante violentos e pregam que as Noites Finais estão chegando e que estão se preparando para lutar no dia em que os Antediluvianos acordarão a exterminarão toda a raça de Caim.

Bem, acho que já falei demais sobre o jogo, agora posso falar sobre o Romance de Clã Ventrue.

O Romance do Clã Ventrue é o quinto livro de uma coletânea de 13 romances, ai você fala ''Matheus como você começa falando do quinto livro, cê é louco??'', calma , calma, os livros são estão ligados mas cada um tem uma história fechada.

Voltando, sem depender dos outros livros ,que anda acontecendo ataques em massa do Sabá, eles estão dominando toda a costa leste dos EUA,Camarilla está perdendo várias cidades, Príncipes ( Em cada cidade da Camarilla a autoridade local é o Príncipe que tem o apoio do  Conselho de Primigênie, um Ancião de cada clã faz parte) estão perdendo suas cidades e todo seu legado são cinzas ao vento, umas das poucas cidades que não fora atacada é Baltimore, que está cheia de refugiados e estão morrendo de medo de um ataque  eminente do Sabá já que a pouco tempo eles tomaram Washigton D.C que faz fronteira com Baltimore.

Então Hardestadt, incumbe sua cria, Jan Pieterzoon, vampiro holandês, para ir até os EUA e resolver a situação, o clã Ventrue é quem se importa com a Camarilla, eles que são os líderes, o fardo é deles, e eles o carregam com muito orgulho, Jan recebe uma missão muito complicada, até pra ele , mas ele se mostra muito inteligente, é muito legal como o autor descreve a personalidade e os pensamentos de cada personagem.

Apesar de ser o Romance Ventrue,  os capítulos não são só de personagens Ventrue e nem só dos protagonistas, os personagens relevantes são o Jan, Victoria Ash ( Toreador), Príncipe de Baltimore Alexander Garlotte ( Ventrue) , Theo Bell ( Arconte Brujah) e alguns outros personagens são até relevantes mas possuem uma minúscula participação, esses que citei são os mais ativos na história.

A história é sensacional, eu não conseguia me segurar, a vontade de devorar o livro era imensa, mas me segurei, não queria acabar logo tudo de uma vez, o livro, infelizmente, tem menos de 200 páginas.
Você fica curioso com que vai acontecer com a Camarilla e os personagens, os meus preferidos são Jan, é claro, um Ventrue exemplar, Victoria Ash,coitada, estava refém do Sabá, sendo torturada por um Tzimisce, mas conseguiu escapar e chegar a Baltimore, aquela mulher tem uma grande sede de vingança, assim como o príncipe refugiado de Washigton Vitel.

Eu gostei bastante da escrita do Gherbod Fleming, caso vocês encontrem algum erro, a culpa é da edição brasileira, vi alguns erros de digitação e tradução, mas eu conseguir relevar, eu como adorador do trabalho da White Wolf , fico meio indignado com a editora brasileira que tem os direitos do Mundo das Trevas, se ela quisesse faria um trabalho bom.

Tem uma parte no livro, que é simplesmente muito massa, Jan e sua comitiva estão passeando pela cidade, quando um bando Sabá ataca eles, é ação frenética, foi descrita de uma maneira simples mas ótima, o legal que o autor ficar alternando pra visão do Jan fugindo e pra visão do bando Sabá que está caçando o Sangue Azul, eu pirei lendo essa parte!!

Bem, acho que já falei demais, demais mesmo, post deve está enorme, mas espero que tenha valido a pena, tomara que vocês tenham gostado e se interessado por Vampiro a Máscara, RPG de mesa é muito legal, atualmente estou numa crônica, meu personagem se chama Matthew Lannister, um Ventrue, cria de Johnny Fox, Arconte, e o coitado passa por um grande perrengue,é muito legal você criar seu personagem, a história dela e depois interpreta-lo e desenvolve-lo durante o jogo,ele precisa ser muito esperto e inteligênte, pois essas criaturas são traiçoeiras....

2 comentários:

  1. deu saudade dos tempos que eu jogava com meus amigos... adoro o clã Lasombra [tenho a coroa deles tatuada rsrs] e simpatizava tbm com Malkavianos e Toreador rsrs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por comentar ^^, eu adoro os Ventrue, amo o conceito do clã, eu atualmente estou na minha primeira crônica, e meu Sangue Azul ta cativo dos Ratos de Esgoto, coitado :(

    ResponderExcluir