Blogger Widgets
            

The Leftovers

Galera linda do Web Teen, trago mais uma série nova para vocês. E tem mais duas chegando. Esse mês estamos cheios de premieres. E quem sai ganhando? Eu, Web Teen e vocês. Simbora!!




O MUNDO VELHO ACABOU.  SOMOS TODOS MÁRTIRES. É DIFÍCIL RECOMEÇAR.

E se muitas pessoas desaparecessem. Simplesmente evaporassem, em um segundo estivesse lá, no outro não estivesse mais. Seria o Arrebatamento? Algum evento cientifico? Abdução Alienígena? Um evento sobrenatural simplesmente inexplicável? Como as pessoas reagiriam a isso, e o mais importante, como seguiriam com suas vidas? O que você acharia disso? Em que você acreditaria? Foi isso que aconteceu no dia 14 de Outubro em Mapleton

Em Mapleton, a Partida Repentina - como o evento foi chamado -, despedaçou famílias e interferiu indiretamente em outras. Os relacionamentos familiares e sociais teve sua dinâmica modificada, e assim como no resto do país, muitas coisas se modificaram. Grupos foram formados, entre eles os Remanescentes Culpados, os Pés Descalços e o liderado por Santo Wayne, e algumas pessoas não conseguem retomar de onde estavam.

The Leftovers é a nova série da HBO criada por Damon Lindelof (LOST) e Tom Perrota, com a direção de Peter Berg (Friday Night Lights). Baseada no romance The Leftovers (Os Deixados para Trás em português). Claro que a trama tem algumas diferenças com o livro, por exemplo: No livro, Kevin é um xerife, já na série ele é policial. Entendo perfeitamente o motivo dessa mudança. Como policial ele tem que lidar com casos do dia a dia, as preocupações das pessoas perante o evento que aconteceu no dia 14 de Outubro. A Xerife na série não existe no livro, porém ela se encaixou perfeitamente na trama. Ela é alvo das contradições do Kevin, e ainda assim, de certa forma ela quer ajudá-lo.

O roteiro omite algumas ligações entre os personagens durante o piloto, e como já estamos no episódio 1x02, posso soltar um spoiler. O roteiro tem duas linhas principais no episódio piloto além das subtramas. Essas duas linhas trata-se de Laurie e Kevin que no final do episódio piloto é revelado que Laurie era a esposa/mãe perdida. O que achei sensacional. Como eu já tinha lido o livro, já estava ciente quais eram algumas dessas ligações, mas muita gente deve ter ficado meio LOST (Olha a piada infame por causa do Damon Lindelof) durante o decorrer do episódio.

Como todo episódio piloto de uma série, somos apresentados aos personagens da história e é então que entram em cena os meus preferidos: Os Remanescentes Culpados. Esse grupo é uma “organização” que tem como função principal impedir que o mundo esqueça o que aconteceu, impedir que a vida das pessoas volte ao normal. Esse grupo anda vestido de branco, fumando cigarros e segurando um bloco de notas e uma caneta. Mas porque esse bloco de notas mais a caneta? Os RCs fizeram um voto de silêncio. E porque eles fumam tanto? O cigarro é uma citação ao existencialismo. Ou seja, segundo minha concepção, eles fumam professar a Fé. Até porque no alojamento dos RCs tem um quadro onde tem escrito: "Nós não fumamos por diversão, fumamos para proclamar nossa fé." Então é por mais ou menos isso a direção do fumo excessivo. 


Aproveitando o ensejo dos Remanescentes Culpados, temos a Meg que foi/será um dos trunfos dessa série. Para ela alguma coisa está errada e toda vez que um Remanescente aparece diante de si, ela é confrontada com as emoções que a perturbam. É então que ela resolve se juntar ao grupo. Espero que a amizade de Laurie e Meg seja semelhante ao livro. E cá entre nós, acho que é isso que vai acontecer.

Dentre tudo isso que foi citado, também tem os plots de Jill e Tom, os filhos de Kevin. Jill será a adolescente problemática da trama, ainda mais com a influência de sua amiga Aimee. Já Tom abandonou a faculdade após 14 de Outubro e se juntou a seita do Santo Wayne. Wayne Ele tem várias esposas asiáticas, e a mais importante é a Cristina, pois se seguir o plot do livro, ela ficará grávida, e provavelmente o bebê será tipo uma profecia. O que faço uma semelhança a Maria e seu filho Jesus (Cristãos de plantões, por favor, isso não é uma blasfêmia). O ator que interpreta o Wayne se encaixou perfeitamente no papel e mostrou para o que veio. 

Oh merda! Quase me esqueço da Nora. Tão "insignificante" na série até agora, diferente do livro que ela tem um grande destaque além de se relacionar com o protagonista, o Kevin. O Kevin é um ótimo protagonista além de... Ah, deixa pra lá (Risos). Espero que ele não se torne um Jack (LOST) da vida. E pelo que pude notar nos dois primeiros episódios da série ele e o pai estão envolvidos em um mistério. “Eles” estão enviando alguém para ajudá-lo, diz o pai para Kevin. Mas quem são “Eles”? 

A história tanto do livro quanto da série explora de uma ótima maneira o jeito como as pessoas às vezes se voltam ao fanatismo e à crença cega em alguma coisa para superar algo traumático. Não me refiro a se juntar à um grupo (Como o dos RCs), mas no comportamento no dia-a-dia. 

O livro “Os Deixados para Trás” tem uma semelhança com o "Morte Súbita". Ambos os livros contam uma catástrofe em uma cidade/local, porém essa catástrofe não está relacionada com a personagem principal.  O que mais importa nesses livros são as relações pessoais de cada personagem do livro. O passado do personagem que influenciou o presente, a mudança de personalidade após a tragédia, dentre outras coisas.

Por fim, sei que muita gente está com o pé atrás de assistir a série por causa do Damon Lindelof, o que acho uma besteira. Ainda estão o julgando pelo final de Lost que eu, particularmente, gostei bastante e achei sensacional. Galera, The Leftovers não se trata de algo à la Lost, são apenas pessoas tentando sobreviver após uma catástrofe do dia 14 de Outubro, assim como aquelas pessoas que até hoje tentam tocar suas vidas após o 11 de Setembro. 

Ps: Galera desculpa MAAAAAAAAAAAAAAAIS uma vez pela enorme resenha. Me empolgo demais, acho que agora farei as resenhas em duas partes. Obrigado pela compreensão. Até a próxima resenha da série Extant. 






1 comentários:

  1. Dieguito!! Não me bata, mas eu nunca assisti Lost :cc MAS já quero assistir essa, amei o enredo.
    Beijo beijo :**

    ResponderExcluir